Vantagens dos plásticos biodegradáveis

Os plásticos biodegradáveis são feitos com fontes renováveis, podendo ser de origem natural, como milho, mandioca e beterraba, ou sintética. São uma alternativa mais ecológica ao plástico comum, de origem fóssil. Uma grande vantagem é que eles são menos persistentes no meio ambiente, podendo ser biodegradados por bactérias, algas e fungos, que os convertem em biomassa, dióxido de carbono e água, não gerando microplásticos.

Resumo sobre plásticos biodegradáveis

  • Plásticos biodegradáveis são oriundos de fontes renováveis e podem sofrer biodegradação, persistindo, assim, por menos tempo no meio ambiente.
  • A biodegradação é o processo químico que transforma o material em água, dióxido de carbono e biomassa por meio da ação de microrganismos.
  • Existem plásticos biodegradáveis de fontes naturais e fontes sintéticas.
  • Os plásticos biodegradáveis devem ser descartados corretamente, da mesma forma que os plásticos convencionais.

O que é plástico biodegradável?

Biodegradação é o processo de transformações que um material sofre por ação de microrganismos sob condições adequadas, gerando como produtos água, dióxido de carbono e biomassa. Para considerar que o material é biodegradável de fato, devemos levar em conta o tempo que ele demora para sofrer decomposição por ação de microrganismos.

Sendo assim, plásticos biodegradáveis são tipos de plásticos oriundos de fontes renováveis e que podem sofrer processos de biodegradação, persistindo, assim, por menos tempo no meio ambiente.

Vantagens do plástico biodegradável

A biodegradação do plástico depende do descarte correto e da coleta seletiva, pois, caso isso não ocorra, tal plástico persistirá na natureza como um plástico convencional. Sendo assim, o plástico só se biodegrada se for levado a uma usina industrial de compostagem, em que condições físicas adequadas, como luz, umidade e calor, e microrganismos farão a decomposição do material em cerca de 180 dias, gerando como produtos água, dióxido de carbono e biomassa.

Isso quer dizer que há necessidade de conscientização e instrução por parte de toda a população para que as sacolas biodegradáveis cheguem ao destino correto. Além disso, plásticos biodegradáveis ainda não apresentam as mesmas propriedades mecânicas e funcionais dos plásticos convencionais.

A correta utilização e descarte de plásticos biodegradáveis podem trazer benefícios socioeconômicos, como: menor geração de lixo, poluição e menores impactos à saúde e meio ambiente.

Rolar para cima